v. 45 n. 178 (1985): Povo de Deus e Teologia Cristã

					Visualizar v. 45 n. 178 (1985): Povo de Deus e Teologia Cristã

Com a intenção de trazer mais luz sobre o debate atual acerca da teologia da libertação, esta revista dedica vários trabalhos e reproduz alguns documentos. Assim recolhe uma colaboração original da teóloga do Recife, Ivone Gebara, acerca da Dimensão Feminina na Luta dos Pobres.

O historiador Eduardo Hoornaert, antecipando amplo estudo a sair em breve, nos mostra como era o Serviço nas Comunidades Cristãs dos dois primeiros séculos: o princípio da fraternidade coibia qualquer arrogância no poder e prevalecia o bom-senso e a moderação sobre a rigidez do apelo ao direito divino.

Hubert Lepargneur analisa a relação entre Metodologia Teológica e Categorias Sociológicas, a propósito de recentes intervenções do Vaticano com respeito à teologia da libertação. Denuncia certo teologismo com a recusa de um diálogo sério com as ciências humanas por parte de importantes setores oficiais.

A REB publica o subsídio que a Comissão Episcopal de Doutrina havia preparado para a XXIII Assembléia Geral da CNBB em Itaici sob o titulo Liberdade Cristã e Libertação. Trata-se de apresentar de forma pedagógica e real a ação evangelizadora da Igreja da qual se derivam as principais intuições da teologia da libertação no Brasil. Esta mesma Comissão preparou um trabalho de aprofundamento da Instrução sobre alguns aspectos da Teologia da Libertação, à luz do que vem sendo pensado e publicado na teologia brasileira.

Sempre que vem ao Brasil o Cardeal Dom Agnelo Rossi faz seus pronunciamentos de forma veemente e instigadora. Publicamos suas verberações sobre Verdades, Erros e Perigos na Teologia da Libertação. Dom Mauro Morelli, pastor em Duque de Caxias, responde às invectivas do cardeal com uma reflexão sobre Teologia do Genocídio x Teologia da Libertação.

A Comissão Arquidiocesana para a Doutrina da Fé do Rio de janeiro voltou a fazer pesadas condenações à teologia de Frei Clodovis Boff. A resposta que este teólogo elaborou não foi acolhida pelo Boletim da Revista do Clero. A REB abriu espaço para esta defesa mínima.

Comunicamos aos nossos leitores que por ordem dos Cardeais Joseph Ratzinger, da S. C. para a Doutrina da Fé, e Jérôme Hamer, da S. C. para os Religiosos e Institutos Seculares, Frei Leonardo Boff foi afastado de suas responsabilidades como redator desta revista. Agradecemos seu labor.

Frei Gentil Titton

Diretor-responsável e Redator-substituto

Publicado: 2021-11-30

Crônica

Necrologia

Apreciações

Pelas Revistas