v. 45 n. 180 (1985): A Insurreição Evangélica

					Visualizar v. 45 n. 180 (1985): A Insurreição Evangélica

A consciência da missão social da Igreja e a opção pelos pobres fez com que se lesse com grande interesse a Tradição referente a estes pontos. Com surpresa descobrimos que as opções de hoje são, na verdade, as opções de sempre, pois nunca os pobres perderam a centralidade pastoral na Igreja. O Prof. L. Meulenberg, de Nimega (Holanda), que esteve lecionando entre nós, deixou-nos um erudito trabalho sobre a questão social na Igreja Antiga.

O Pe. Antônio da Silva Pereira é um canonista que guarda grande senso teológico. Assim aborda com cuidado e exímio conhecimento das fontes o tema “Participação dos fiéis nas decisões da Igreja à luz do Novo Testamento”. Ele continua uma investigação começada na REB de 1981.

Teófilo Cabestrero se celebrizou por reportar, na qualidade de teólogo e jornalista, os principais eventos dos últimos anos da Igreja na América Latina. Neste artigo sobre a “Insurreição Evangélica” mostra os níveis de oração, reflexão e solidariedade que o jejum do Ministro das Relações Exteriores da Nicarágua, Pe. Miguel D'Escoto,  provocou na Igreja e no mundo.

Frei Bernardino Leers conclui seu estudo sobre “Moralistas e Magistério”. Com coragem, senso de equilíbrio e muita sinceridade aborda a questão sempre candente dentro da Igreja.

Nas Comunicações apresentamos um relato sobre o Encontro Nacional de Teólogos realizado em Belo Horizonte (julho de 1984), ocasião em que se fundou também a Associação dos Teólogos do Brasil. Esta organização certamente permitirá uma articulação maior entre os teólogos, favorecendo a produção teológico-pastoral.

O Pe. Antônio Alves de Melo aborda a missa como celebração onde dimensões fundamentais da vida são inseridas no mistério pascal do Senhor.

Chamamos atenção sobre o comunicado final do I Encontro Nacional de Presbíteros realizado em outubro. Ê uma voz nova que se faz ouvir na Igreja em comunhão com os pastores e com a grande caminhada do Povo de Deus.

Desejamos aos nossos leitores jovialidade e paz que irradiam do Presépio, onde o maior mistério da história se concretizou: a encarnação do Verbo eterno na mortalidade de nossa existência humana, Jesus de Nazaré.

Frei Gentil Titton, O.F.M.

Diretor responsável e redator substituto da REB

Publicado: 2021-11-29