v. 46 n. 181 (1986): Teologia Feminista na América Latina

					Visualizar v. 46 n. 181 (1986): Teologia Feminista na América Latina

É um sinal dos tempos, pelo qual o Espírito nos interpela, a irrupção das mulheres no campo da teologia. Elas sempre estiveram presentes nas Escrituras, na história e na Igreja, mas estavam aí invisíveis. Elas, mais que outros sujeitos religiosos, creram e transmitiram a fé à posteridade. Entretanto, sua experiência de Deus, seu modo próprio de articular fé e vida e testemunhar a esperança da libertação e do novo céu e da nova terra não haviam sido ainda ditos, escritos, ouvidos e acolhidos dentro das Igrejas. Agora, na força do Espírito emerge mais e mais um rosto feminino da graça, do testemunho e da Igreja. Isso ajuda a todos os fiéis, varões e mulheres, a encontrarmos um Deus maior e a termos uma experiência mais globalizadora dos mistérios cristãos.

Nos dias 30 de outubro a 3 de novembro, 28 mulheres de diversas Igrejas latino-americanas e caribenhas reuniram-se em Buenos Aires para, a partir da ótica da mulher, compartilharem da riqueza da teologia em suas diversas modalidades de realização. A REB se sente honrada em abrir todo o seu espaço para comunicar a mensagem de nossas irmãs e companheiras de fé e de teologia, no contexto de opressão e libertação da América Latina e do Caribe.

Baste-nos considerar o índice das matérias para dar-nos conta da exuberância temática das reflexões que naquele encontro se fizeram. Não podemos comentar, como mereceriam, todos os trabalhos aqui publicados. Apontamos apenas alguns, numa espécie de leitura de cego, que percebe o que tem pontas e relevos. Certamente notável é o ensaio inaugural de Ivone Gebara, teóloga do Recife: “A mulher faz teologia”. Consuelo de Prado, do Peru, testemunha e reflete sua experiência de Deus: “Eu sinto Deus de outro modo”. A teóloga brasileira Tereza Cavalcanti foi a primeira mulher a publicar nas páginas da REB. Seu esforço de exegese e de atualização é convincente: “O profetismo das mulheres no Antigo Testamento”. Maria Clara Lucchetti Bingemer, professora no Rio de Janeiro e substituta de Frei Leonardo Boff na cátedra de Teologia Sistemática em Petrópolis, escreve um trabalho notável, mesmo quando confrontado com os melhores do gênero: “A Trindade a partir da perspectiva da Mulher”. Originais e tipicamente femininas são as reflexões da teóloga de Costa Rica, Elsa Tamez, “A força da nudez”.

A teologia só será plenamente teo-logia se for feita por varões e mulheres, pois tão-somente sendo mulheres varões é que somos imagens e semelhanças de Deus.

Frei Gentil Titton, O.F.M.

Diretor-Responsável e Redator-Substituto

Publicado: 2021-11-18