v. 46 n. 183 (1986): VI Encontro Intereclesial das CEBs: Trindade, GO

					Visualizar v. 46 n. 183 (1986): VI Encontro Intereclesial das CEBs: Trindade, GO

Nos dias 21 a 25 de julho do corrente ano celebrou-se o VI Encontro Intereclesial de CEBs na cidade de Trindade, no Brasil Central, onde há um templo dedicado ao Divino Pai Eterno. Lá estavam representantes de 300 dioceses, abençoados pelo Papa que enviou um telegrama de apoio àquele evento. O tema que centralizava os trabalhos era: “CEBs: Povo de Deus em busca da Terra Prometida". Durante quatro dias as quase 1.700 pessoas, membros das bases, agentes de pastoral, bispos (51 ao todo), representantes estrangeiros e de outras Igrejas e assessores celebraram a fé da Igreja dos oprimidos, sua esperança, seus padecimentos, martírios e vitórias. É difícil resumir em alguns tópicos a riqueza daquele acontecimento do Espírito. Os artigos que compõem todo este número da REB tentarão recolher algumas espigas daquela abundante colheita eclesial. Por nossa conta, numa leitura de cego que discerne apenas o mais saliente, diríamos que foi um verdadeiro Sínodo da Igreja-Povo-de-Deus no qual cabe ressaltar os seguintes núcleos fortes:

A fé preciosa das CEBs: é a opção radical pelo Evangelho no serviço dos outros, a começar pelos que Jesus privilegiou, os pobres. A fé é robusta e preciosa, provada na opressão, comprovada na busca da libertação querida por Deus. Esta fé é aquela de Tiago, viva pelas boas obras de justiça e de solidariedade.

As celebrações da vida de fé: as CEBs sabem discernir a presença de Deus e de sua graça nos mínimos detalhes da caminhada; aprenderam a expressar esta descoberta por celebrações, dramatizações e simbolizações de rara criatividade.

Fusão de todos para ser realmente comunidade: cada qual possui o seu lugar e o seu serviço eclesial, mas isso não cria desigualdades e privilégios: tanto os bispos como os coordenadores de comunidade, tanto o cantador como o assessor, estão a serviço da integração de todos dando origem à comunidade eclesial viva.

Encarnação nos pobres contra a pobreza: a Igreja dos pobres não é apenas uma proposta, mas aqui è uma verificação. Ela existe, uma Igreja que se insere no meio dos pobres para, na luz do projeto de Jesus, lutar contra a pobreza na direção da justiça do Reino e da convivência fraterna de todos com todos.

O projeto de Deus passa pelo projeto popular: as CEBs mostraram alta consciência de sua responsabilidade histórica. Querem assumir o projeto de Deus e realizá-lo a partir do povo que quer vida e os meios para a vida digna.

Haver alimentado sua fé e sua esperança com a esperança e a fé dos cristãos das CEBs é uma graça de Deus. As línguas de fogo estão acesas e iluminam toda a Igreja.

Frei Elói Piva

Publicado: 2021-11-17

Artigos

Crônica

Necrologia

Apreciações

Pelas Revistas