v. 47 n. 186 (1987): Medicina da Reprodução e Bioética

					Visualizar v. 47 n. 186 (1987): Medicina da Reprodução e Bioética

O questionamento em torno da vida nascente, do valor humano do ato conjugal, das possibilidades e implicações éticas da intervenção do homem no campo biogenético está na ordem do dia. Recentemente este questionamento recebeu contribuição orientativa por parte da S. C. para a Doutrina da Fé. O texto da “Instrução” e o abalizado comentário crítico de H. Lepargneur vêm contribuir para a colocação dos termos da questão, para a indicação de linhas orientativas, bem como para a demonstração de sua complexidade e pertinência.

Saudamos e anunciamos com prazer o retorno de Fr. Simão Voigt. Movendo-se com rigor metodológico e desenvoltura de mestre em matéria de sua especialidade, dilucida-nos a ambivalência do pensar paulino em Rm 3,23. Qual rua de mão dupla, sua colaboração representa um contributo tanto para a pesquisa exegética, quanto, consequentemente, para a pastoral bíblica.

Pedro A. Ribeiro de Oliveira, partindo da transformação sociológica em ato na Igreja, particularmente da experiência em CEBs na diocese de Vitória-ES, busca construir um conceito sociológico de “igreja”. Nisto faz com que sintamos a necessidade de precisão terminológica e clareza conceituai na definição deste conceito. Por sua vez, J. Comblin e E. Dussel, em suas colocações, nos incentivam na afeição pelo originante humano-cristão de estruturas eclesiásticas e expressões teológico-eclesiais, particularmente no que tange à distinção clérigo/leigo.

Diante da internacionalização do capital, em novembro do ano passado os bispos norte-americanos publicaram uma carta pastoral — “Justiça econômica para todos” —, confrontando relações econômicas com exigências de justiça social. Os irmãos Leonardo e Clodovis Boff analisam a visão geral da sociedade implícita na carta dos bispos, a partir de uma perspectiva de periferia, em relação àquele país.

Gostaríamos ainda de ressaltar a contribuição de L. Feracine relativa aos trâmites do recurso administrativo, previsto pelo novo CIC, e o levantamento de razões que estiveram na raiz do conflito do “Contestado”, um assunto que, por suas implicações sócio-religiosas, desperta renovado interesse.

No intuito de ser um veiculo de diálogo na reflexão teológico-pastoral, também desta vez a REB espera constituir-se em auxílio no comum esforço de acolher, situar e desempenhar a missão evangelizadora de toda a Igreja.

Frei Elói D. Piva

Redator

Publicado: 2021-11-03