v. 48 n. 190 (1988): Cristologia a partir da mulher

					Visualizar v. 48 n. 190 (1988): Cristologia a partir da mulher

A conjugação de dados do quadro sócio-eclesial latino-americano com o querigma cristão e vice-versa poderia ser o denominador comum das diversificadas contribuições deste fascículo da REB.

Com perspicácia Ivone Gebara evoca pressupostos humanos e indica manifestações simbólicas no âmbito religioso-cultural latino-americano que buscam um salvador/uma salvadora e que configuram sua imagem.

Ana Maria Tepedino compartilha as conclusões de sua experiência a partir da reflexão de textos de Mc com mulheres das classes populares. Transparece a dimensão libertadora do Evangelho no cotidiano existencial.

Em decorrência de cristologia latino-americana, Benedito Ferraro ressalta o compromisso com os empobrecidos. A estreita inter-relação entre atuação histórica e anúncio do Reino dinamiza a ação da Igreja.

Antônio José de Almeida identifica e caracteriza a compreensão de Igreja em 3 esquemas sucessivos e amplamente representativos. Com a identificação e a explicitação de acentos eclesiais hodiernos aponta pressupostos a partir dos quais são estabelecidas prioridades pastorais e vice-versa.

Objeto da consideração de Marcelo de Barros Souza é a questão da terra. A celebração e o martírio são manifestações da espiritualidade que brota da experiência vital a ela relacionada.

Manfredo Araújo de Oliveira, em lúcida reflexão, especifica a qualificação ética da opção preferencial pelos pobres e aponta a constitucional relação dialética entre o histórico e a liberdade no/do homem.

Uma das mais graves questões de nossos dias è analisada com competência por Hugo Assmann: divida externa. Armadilhas da idolatria do capital e a pertinência da relação entre análise crítica de mecanismos de domínio econômico e apelo ético podem estabelecer critérios úteis ao discernimento da questão e sugerir pistas para seu equacionamento.

Na seção de Comunicações, o tema do negro, por José Geraldo Vidigal de Carvalho e Manoel J. de F. Castelo Branco; diversos aspectos da crise provocada pela AIDS e outros tantos apelos à iniciativa cristã, por Francisco de Assis Correia.

A redação alimenta a esperança de que as reflexões aqui apresentadas possam ser sugestivas aos leitores da REB e lhes deseja bons frutos desta intercomunicação.

Frei Elói Dionísio Piva, OFM

Redator

Publicado: 2021-10-19