v. 48 n. 192 (1988): Medellín: Vinte anos depois

					Visualizar v. 48 n. 192 (1988): Medellín: Vinte anos depois

Há 20 anos, um dos momentos mais lúcidos e determinantes da consciência cristã na América Latina. Acontecia em Medellín, de 26 de agosto a 6 de setembro, na 2a Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano.

À pergunta pela consciência que a Igreja na AL tem hoje de sua missão, seria difícil, senão impossível, responder satisfatoriamente, sem referir-se a Medellín. Oportunamente, a perspectiva dos transcorridos 20 anos nos permite avaliar com maior acerto o destino daquele encontro. Aproveitando o ensejo, a REB deseja contribuir para este balanço, fazendo-se, outrossim, transmissora do intuito de fortalecer nossa memória cristã, de confirmar nossa fidelidade ao Senhor e de possibilitar referenciais que nos permitam, no presente, uma auto-consciência crítica de nossa missão, à luz da fé. Neste sentido, temos o prazer de apresentar algumas significativas contribuições.

José Oscar Beozzo, recolhendo depoimentos de participantes e testemunhas oculares brasileiras à Conferência, evoca a hodierna consciência cristã da identidade e da missão latino-americanas que então se apresentava e que hoje se apresenta.

Margarita Moyano Llerena dá seu depoimento pessoal: em Medellín, a redescoberta dos apelos da fé a partir da AL.

José Comblin, traçando as coordenadas principais da conjuntura sócio-eclesial da época, aponta-nos a novidade de Medellín e, no decorrer destes 20 anos, assinala sua recepção, alguns limites que foram percebidos e algumas prospectivas que, à luz da “nova evangelização”, hoje se apresentam.

Manuel Díaz Mateos mostra-nos como, a partir das condições históricas da população latino-americana, foi ouvido o apelo de Deus, apelo que alimenta a ação solidária e libertadora dos cristãos.

Ione Buyst caracteriza a ótica de Medellín em celebrações do mistério cristão, não deixando de indicar limites que as empobrecem e de fornecer sugestões que as enriqueceriam.

Outras valiosas contribuições, como a de Dom Ricardo Ramirez (USA), Maximiliano Salinas (Chile), Guillermo Meléndez (América Central), María Alicia Puente de Guzmán (México), Margarita Durán Estrago (Paraguai), depõem no sentido de registrar e qualificar a repercussão de Medellín em seus respectivos países.

Além disso, na parte dos Comunicados, Bernardo Cansi articula a relação entre Comunicação e Catequese – temática esta a ser ampliada e aprofundada na CF/89.

Riolando Azzi reevoca ministérios e características de nosso modo de conceber a fé no tempo colonial.

Frei Betto nos oferece a oportunidade de tomar conhecimento da fidelidade, de desafios e perspectivas dos cristãos na China.

Por fim, a equipe de “Serviço Pastoral dos Migrantes” nos reconduz à nossa realidade social, especificamente, à situação habitacional em São Paulo e aos esforços para melhorá-la, situação esta que nos lembra de perto, uma vez mais, neste natal, as circunstâncias do nascimento de Jesus.

A redação da REB deseja a todos Feliz Natal, graça e paz em 1989.

Fr. Elói D. Piva

Redator

Publicado: 2021-10-18