Participação Ecumênica na Eucaristia à luz do Vaticano II, do Diretório Ecumênico e Instrução do Secretariado para a Unidade dos Cristãos
Análise de conteúdo e discernimento crítico
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v33i130.4291Resumo
Sendo a participação ecuménica na eucaristia um ato de comunicação em ações sagradas (communicatio in sacris), não podemos desligar o estudo daquela da análise desta. Impõe-se, pois, um exame da doutrina e disciplina atual da Igreja católica nesta matéria. Neste artigo estudaremos a comunicação em ações sagradas segundo o Vaticano II, Diretório ecumênico e recente Instrução do Secretariado para a Unidade dos Cristãos, mas, está claro, só na medida em que isso é necessário para o esclarecimento do problema da participação ecumênica na eucaristia. Com isto espero apresentar aos leitores a posição oficial da Igreja católica, diagnosticando os dados, motivações e mesmo lacunas da atual legislação. O meu objetivo é tentar ver como poderemos continuar a abrir a estrada que começou a rasgar-se através do que parece quase uma floresta virgem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eclesiástica Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos autorais; como gratificação, a REB oferece dois exemplares ao Autor de um artigo.
A REB adere à licença não comercial (Creative Commons). Portanto, é permitida cópia, distribuição e exibição dos textos, respeitados os direitos autorais e citada a fonte de sua proveniência.