A integralidade da missão e da libertação no anúncio de Jesus Cristo

Uma leitura analítica das teologias de René Padilla e do Papa Francisco

  • Antonio de Lisboa Lustosa Lopes
  • Thales Martins dos Santos

Resumo

O presente artigo pretende tratar o tema do Reino de Deus e Igreja na perspectiva da Teologia da Missão Integral de René Padilla, ao mesmo tempo que sinaliza uma aproximação hermenêutica com a teologia da missão do Papa Francisco, presente em sua primeira exortação apostólica Evangelii Gaudium. Segundo Padilla, a missão deve se realizar na integralidade da história humana, assumindo a autenticidade do Evangelho que provoca uma transformação social em toda a realidade concreta. Por sua vez, o Papa Francisco, nesta esteira, convoca toda a Igreja para estar em atitude de saída, isto é, indo ao encontro das pessoas, lugares e situações que precisam ser alcançados pela justiça e dignidade evangélicas. Para esses dois teólogos, o Reino de Deus se antecipa à medida que o Evangelho é testemunhado em ações históricas que libertam o ser humano para a vida em plenitude. Assim, este artigo abordará, primeiramente, a teologia de René Padilla, privilegiando a fidelidade ao Reino e à integralidade missionária, e, por fim, numa leitura analítica, abordará a Evangelii Gaudium, em diálogo com a Teologia da Missão Integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio de Lisboa Lustosa Lopes

Antonio de Lisboa Lustosa Lopes é padre da arquidiocese de São Paulo, pároco em São João Clímaco, Mestre em Teologia Prática pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção e Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo; professor de Teologia Pastoral Fundamental, Missiologia e Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso na PUC-SP e de Religião e Culturas e Missiologia no UNISAL.

Thales Martins dos Santos

Thales Martins dos Santos é mestrando em Ciências da Religião (UMESP); pós-graduado em espiritualidade (UNISAL-SP); licenciado em filosofia (FAERPI); bacharel em teologia (Università Pontificia Salesiana – Roma); graduando em Pedagogia (UMESP); membro do grupo de pesquisa Pessoa Humana: Antropologia, Ética e Sexualidade (PUC-SP); membro do grupo de pesquisa Capitalismo como Religião (UMESP); membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral (SBTM); pesquisador CNPq.

Publicado
2021-12-16
Como Citar
Lopes, A. de L. L., & Santos, T. M. dos. (2021). A integralidade da missão e da libertação no anúncio de Jesus Cristo: Uma leitura analítica das teologias de René Padilla e do Papa Francisco. Revista Eclesiástica Brasileira, 81(320), 576-592. https://doi.org/10.29386/reb.v81i320.3536