A renovação teológica a partir do Vaticano II e o anúncio de Jesus Cristo

  • Francisco Reinaldo Gonçalves Oliveira

Resumo

O estudo teológico sofreu uma grande mudança a partir do Concilio Vaticano II. Acreditamos que a proposta de renovação dos estudos teológicos teve grande responsabilidade sobre o anúncio missionário que a Igreja é chamada a realizar. Dessa forma, ao se recuperar alguns traços históricos dessa renovação e verificar-se a incidência dela na teologia, percebe-se que o trabalho da própria Igreja em ser anunciadora do seu fundador e sua testemunha na sociedade e no mundo, também passa por renovações. O anúncio de Jesus Cristo é o mesmo, embora os desafios de cada tempo se modifiquem. Diante dessas profundas mudanças no mundo, ainda existe espaço para se falar da mesma verdade tão antiga e sempre nova? De que modo a história de Jesus de Nazaré pode iluminar a história de outros povos e dar-lhes sentido? Recuperando algumas noções fundamentais à teologia atual, deseja-se indicar caminhos plausíveis para que a missão evangelizadora continue acontecendo a contento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Reinaldo Gonçalves Oliveira

Mestre e Doutor em teologia dogmática pela Pontifícia Universidade Lateranense, Roma. Atualmente professor de Teologia na PUC-Rio.

Publicado
2021-12-16
Como Citar
Oliveira, F. R. G. (2021). A renovação teológica a partir do Vaticano II e o anúncio de Jesus Cristo. Revista Eclesiástica Brasileira, 81(320), 554-575. https://doi.org/10.29386/reb.v81i320.3535