Cristologia pluralista e inclusiva. Implicações para a missão da Igreja hoje

  • Elias Wolff
  • Dirce Gomes da Silva

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar as questões da cristologia a partir de uma epistemologia pluralista e inclusiva, considerando-a relevante para a missão da Igreja nos tempos de hoje. A metodologia utilizada é a análise bibliográfica e documental, principalmente de teólogos e teólogas que apresentam o exercício da cristologia pluralista e inclusiva em conexão com os princípios e valores de convivência e comunhão por toda a humanidade. Assim, o propósito deste estudo é percorrer o tema apresentando o anúncio de Jesus de Nazaré: o Reino de Deus, sua vinculação com as emergentes abordagens cristológicas na atualidade, as implicações do anúncio do Reino para uma cristologia plural e inclusiva. Concluímos que a concepção de uma cristologia plural e inclusiva possui sua natureza no Deus Trindade, cujo amor fontal transborda para a humanidade. Ao sair de si, o Deus de Jesus de Nazaré comunga com todas as pessoas que acolhem o anúncio de seu Reino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elias Wolff

Pós-doutor em Teologia pela Lutheran School of Theology at Chicago; doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana; membro do Programa de Pós-Graduação em Teologia – PUC-PR.

Dirce Gomes da Silva

Mestra e doutoranda em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); bacharel em Psicologia pela Universidade Paranaense (UNIPAR) e em Teologia pelo Centro Universitário Claretiano.

Publicado
2021-12-16
Como Citar
Wolff, E., & Silva, D. G. da. (2021). Cristologia pluralista e inclusiva. Implicações para a missão da Igreja hoje. Revista Eclesiástica Brasileira, 81(320), 520-536. https://doi.org/10.29386/reb.v81i320.3533