Trajetória e pensamento intelectual de professoras da PUC-Rio. Representantes de uma geração de Teólogas Feministas
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v74i295.485Palavras-chave:
Geração, Teólogas feministas, Pensamento intelectual, Sociologia do conhecimentoResumo
Com este trabalho pretende-se analisar os aspectos da trajetória socioeclesial no tempo existencial, histórico e social de três teólogas e professoras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), que integram o grupo das pioneiras no Brasil a produzir teologia por perspectivas feministas e pelas abordagens dos estudos de gênero. Analisam-se, de maneira articulada, os elementos da trajetória dessas mulheres que fazem delas representantes da geração de teólogas feministas. Os dados empíricos deste estudo foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas, no decorrer do ano de 2009, e são analisados à luz da teoria sobre o problema das gerações, do sociólogo Karl Mannheim.
Abstract: This article is part of the set of studies of the sociology of knowledge. It analyses aspects of the performance of three theologians and teachers at Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-Rio), among the pioneer women in Brazil who produced a theology according to the Feminist perspective and the approach of Gender Studies. It seeks to verify elements of these women’s curriculum and performance which make them representatives of their generationof feminist theologians. The empirical data of this study were collected through bibliographical research and elaborated interviews during the year of 2009, and are analyzed in the light of the generation problems theory of Karl Mannheim (sociologist).
Keywords: Generation. Feminist theologians. Intellectual thinking. Sociology of knowledge.
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