Casamento natural, casamento-sacramento e Religiosidade Popular (II)

Auteurs-es

  • Martien Groetelaars

DOI :

https://doi.org/10.29386/reb.v40i157.3818

Résumé

Existe, de qualquer maneira, uma problemática enorme em torno da cultura ocidental e da cultura oriental. Explico. Por cultura ocidental entendo a cultura impregnada de conceitos e valores cristãos. Por cultura oriental entendo a cultura não impregnada desses conceitos e valores. Dizem os entendidos no fenômeno da secularização, que ele é fruto do cristianismo. Na cultura oriental predominaria o «pensamento selvagem». Seja como for, o casamento na cultura ocidental está relacionado em grande parte com igrejas cristãs. Basta pensar num país como a Suécia, tida como «pagã», onde a Igreja Luterana é a Igreja Nacional ou Igreja do Povo (Volkskirche). O continente latino-americano é tido como católico, pessoalmente não vejo muita diferença entre a Igreja Nacional Anglicana da Inglaterra e as diversas igrejas nacionais católicas da América Latina. Maliciosamente poder-se-ia dizer: Será que o sincretismo religioso, embora em outras formas e expressões, nas diversas Igrejas Protestantes é tão diferente do sincretismo religioso das diversas Igrejas Católicas? A cultura global do Brasil também é profundamente marcada pelo catolicismo. Por isso, tentaremos relacionar aqui o casamento-sacramento e catolicismo popular.

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Publié-e

1980-03-31

Comment citer

Groetelaars, M. (1980). Casamento natural, casamento-sacramento e Religiosidade Popular (II). Revista Eclesiástica Brasileira, 40(157), 60–87. https://doi.org/10.29386/reb.v40i157.3818