O Negrinho do Pastoreio

Leitura teológica de uma lenda

Autores

  • Luiz Carlos Susin

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v48i189.3218

Resumo

Pretendemos, neste estudo, submeter a lenda do negrinho à luz dos poemas do Servo, sobretudo do quarto poema, observando coincidências na estrutura narrativa, no contexto histórico e nas questões teológicas que ambos suscitam. Partimos desta hipótese: A lenda do Negrinho do Pastoreio é uma resposta à situação histórica de sofrimento de uma raça escravizada no pampa gaúcho, que, por meio da lenda, interpreta e expressa seu sofrimento inocente resistindo ao absurdo e superando o escândalo na percepção de seu sofrimento inocente como dom e expiação — salvação para muitos. O que isso revela teologicamente, sobretudo soteriológica e cristologicamente?

Introduziremos situando a lenda no contexto histórico e literário da escravidão no Rio Grande do Sul (RS), para depois fazer uma leitura da lenda seguida de comentários, tendo oportunamente presente o texto do Dêutero-Isaías, sem pretender uma exegese exaustiva. Concluiremos sublinhando os aspectos teologicamente relevantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1988-03-31

Como Citar

Susin, L. C. (1988). O Negrinho do Pastoreio: Leitura teológica de uma lenda. Revista Eclesiástica Brasileira, 48(189), 124–153. https://doi.org/10.29386/reb.v48i189.3218