O holocausto e a consciência cristã

uma reflexão a partir do documento do Vaticano

Autores

  • Luís Corrêa Lima

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v58i232.2344

Resumo

O artigo analisa o documento do Vaticano sobre o Holocausto, situando-o na complexa história das relações cristão-judaicas. Quer mostrar como se deu a passagem do Cristo judeu à cristandade antijudaica, terreno fértil para outras formas de anti-semitismo que culminaram no nazismo e na Shoah. Em seguida analisa os pontos controvertidos do documento: a ação da Igreja nos anos 30 e na Segunda Guerra; a condenação do anti-semitismo, do nazismo e os pontos de ambiguidade e colaboração; e a atuação de Pio XII. Compara o documento da Santa Sé com os pronunciamentos dos bispos alemães (1995) e dos bispos franceses (1997) sobre o tema, investigando a eclesiologia subjacente. Por fim, contempla as perspectivas de diálogo entre judeus e cristãos.

Abstract: The article analizes the Vatican document on the Holocaust, putting it in the complex Christian-Jewish relationship throughout History. It tries to show how Christianity went out from the Jewish Christ to the unjewish Christendom, a good soil to otherforms of anti-Semitism that led to Nazism and the Shoah. Then, it focus on the controversial points of the document: the action of the Church in the 30’s and in the Second World War; the condemnation of anti-Semitism, of Nazism and the leveis of ambiguity and collaboration; as well as the action of Pius XII. It collates the Holy See s document with statements ofthe German bishops (1995) and the French bishops (1997) about that theme, investigating the ecclesiology that is behind thenu Eventually it points out the perspectives of Christian-Jewish dialog.

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Biografia do Autor

Luís Corrêa Lima

O autor é mestre em história pela PUC do Rio dc Janeiro e membro do CIAS-IBRADES.

 

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Publicado

1998-12-31

Como Citar

Corrêa Lima, L. (1998). O holocausto e a consciência cristã: uma reflexão a partir do documento do Vaticano. Revista Eclesiástica Brasileira, 58(232), 896–919. https://doi.org/10.29386/reb.v58i232.2344