Dívida Externa

Um novo mecanismo de colonização?

  • Agenor Brighenti

Resumo

Não teria a Dívida Externa se constituído num novo mecanismo de colonização? Partindo desta hipótese, este estudo propõe-se a uma aproximação sócio-econômica e ética de um problema que está asfixiando as economias do Terceiro Mundo em geral. Para isso, depois de apontar alguns elementos para entender a origem e as causas da dívida externa e analisar seus efeitos econômicos sobre os países devedores, faz-se um elenco de algumas respostas dadas à crise. Em seguida, propõem-se algumas considerações éticas, começando pela questão da responsabilidade pela dívida externa, para desembocar em algumas pistas de solução do problema dentro dos parâmetros da justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agenor Brighenti

Doutor em Ciências Teológicas e Religiosas pela Universidade de Lovaina e professor de teologia sistemática no Instituto Teológico de Santa Catarina e na Universidade Pontifícia do México.

Publicado
1999-09-30
Como Citar
Brighenti, A. (1999). Dívida Externa: Um novo mecanismo de colonização?. Revista Eclesiástica Brasileira, 59(235), 567-590. https://doi.org/10.29386/reb.v59i235.2279
Seção
Artigos