Entidades confessionais e migrações internacionais. A ação com estrangeiros no Brasil e com brasileiros no exterior

Autores

  • Rosita Milesi
  • Margherita Bonassi
  • Maria Luíza Shimano

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v61i243.2085

Palavras-chave:

Migrantes, CONIC.

Resumo

O presente trabalho procura identificar o universo de entidades confesionais das Igrejas do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC –, que se incluem no âmbito das organizações não-governamentais e atuam com estrangeiros no Brasil e brasileiros no exterior. A análise dos dados obtidos na pesquisa, realizada com 30 entidades no Brasil e 16 no exterior, situadas em 10 países, mostra a origem, a localização, o objetivo, o âmbito dos serviços e o público-alvo das entidades, bem como as demandas dos migrantes, os entraves à solução de seus problemas, o contato e a articulação com as representações diplomáticas, os aspectos positivos e as deficiências na atuação dos Consulados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosita Milesi

Irmã Carlista-Scalabriniana. Advogada. Presidente do Instituto Migreções e Direitos Humanos-IMDH. Coordenadora do Departamento de Direito e Cidadania do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios. Membro do Conselho de Administração do Sistema SEBS-SAÚDE/RS. Coordenadora do Serviço de Colaboração Apostólica Internacional da CNBB.

Margherita Bonassi

Missionária Secular Scalabriniana. Mestre em ciências sociais pela PUC/SP. Atua na Pastoral dos Migrantes e na formação de jovens no Centro Internacional para Jovens-Scalabrini – CIJ-S, São Paulo.

Maria Luíza Shimano

Psicóloga emembro do Instituto Migreções e Direitos Humanos-IMDH.

Downloads

Publicado

2001-09-30

Como Citar

Milesi, R., Bonassi, M., & Shimano, M. L. (2001). Entidades confessionais e migrações internacionais. A ação com estrangeiros no Brasil e com brasileiros no exterior. Revista Eclesiástica Brasileira, 61(243), 531–567. https://doi.org/10.29386/reb.v61i243.2085