Paradigmas eclesiais e pedagógicos na formação sacerdotal institucional. Uma investigação em psicologia social

Autores

  • Sílvio José Benelli

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v66i264.1554

Palavras-chave:

Formação Sacerdotal, Psicologia Social.

Resumo

Neste estudo estamos problematizando, a partir da psicologia social, a formação sacerdotal, procurando situá-la no contexto eclesial e pedagógico mais amplo, como estratégia para compreender e equacionar os impasses e as dificuldades detectadas nesse campo da realidade social. Mapeamos três paradigmas predominantes na instituição eclesial católica e três possibilidades pedagógicas correlatas que são implementadas de modo coerente na instituição de formação do clero católico. Apresentamos e comentamos um estudo de caso, também paradigmático, da situação da formação sacerdotal brasileira, no qual diagnosticamos a situação conjuntural do processo formativo sacerdotal numa província eclesiástica específica. Os paradigmas pedagógicos produzem o que eles podem, não o que se gostaria que produzissem. É necessário estabelecer o que se quer e também os meios para consegui-lo, elaborando um projeto pedagógico que tenha o perfil da Igreja e do presbítero desejados.

Abstract: We are inquiring by Social Psychology the ecclesiastical formation, settling it into ecclesiastical and pedagogical broaden milieu as a strategy to understand and to equate plight and predicament issues from such social field. We drown three dominant paradigms at the Catholic ecclesiastical institution and three pedagogical ways. Both groups of those paradigms conjoin and are coherently played into the Catholic ecclesiastical formation. We have introduced and commented a study case also paradigmatically set from Brazilian priesthood formation, wherein we diagnosed a specific ecclesiastical province upon its formative process. Pedagogical paradigms produce what they can, though not what they wanted to. It is necessary to establish what is really intended to and its specific means, drawing a pedagogical plan over what is settled by the Catholic Church and their desired priests.

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Biografia do Autor

Sílvio José Benelli

Mestre em psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP – Assis – e doutorando em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP–SP, trabalhou como professor, psicólogo e pesquisador dos Seminários da Província Eclesiástica em foco neste estudo.

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Publicado

2006-04-11

Como Citar

Benelli, S. J. (2006). Paradigmas eclesiais e pedagógicos na formação sacerdotal institucional. Uma investigação em psicologia social. Revista Eclesiástica Brasileira, 66(264), 807–841. https://doi.org/10.29386/reb.v66i264.1554