Pensar a kenosis. Filosofia e teologia da misericórdia em Simone Weil
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v69i276.1253Palavras-chave:
Simone Weil, kenosis.Resumo
O Autor demonstra que a reflexão de Simone Weil sobre a kenosis de Deus coincide com o ponto central e de partida da tarefa da teologia. Ela pensa a encarnação, o sofrimento e a morte de Jesus Cristo como expressão do amor que se doa sem nada pedir em troca. A partir deste ponto ela pode – e poderá a teologia – admirar a incomensurabilidade de Deus e de sua coincidente maneira de ser: misericordiosa. A razão, perfazendo a identidade do ser humano, é sua aliada no contínuo esforço de desvendar a Deus e a si próprio, e de chegar à feliz percepção de que a plenitude do ser coincide com o amor sobrenatural revelado em Cristo.
Abstract: The Author shows that Simone Weil’s reflection about the kenosis of God coincides with the main – and starting – point of the theological task. She regards Jesus Christ’s incarnation, suffering and death as an expression of the love that is given without asking for anything in return. From this point onwards she can – and so can Theology – admire God’s incommensurability and His correspondent way of being: merciful. Reason, making up the human beings’ identity, is their ally in the continuous effort to reveal God and themselves, and to arrive at the happy perception that the plenitude of the being coincides with the supernatural love revealed in Christ.
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