Epicentros do ensino superior Católico. Um olhar obre os textos do Magistério

Autores

  • João Décio Passos PUC-SP.

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v79i313.1882

Palavras-chave:

Educação Superior, Igreja, Magistério, Universidade.

Resumo

O Ensino Superior nasceu e acompanhou a história da Igreja Católica, nos aspectos prático, teórico e jurídico. As práticas e orientações sobre a questão estiveram presentes nos ensinamentos da Igreja, de modo direto ou indireto, na medida em que a história avança e apresenta suas interrogações sobre o significado da vida e do ser humano. A presente reflexão aborda os principais Documentos do Magistério dedicados à temática, sobretudo no contexto da sociedade moderna. Analisa esses ensinamentos a partir da hipótese de dois epicentros fundamentais: a tradição escolástica e o Concílio Vaticano II.

Abstract: Higher Education was born and followed the history of the Catholic Church in practical, theoretical and juridical aspects. The practices and orientations on the question were present in the teachings of the Church, directly or indirectly, as history advances and presents its questions about the meaning of life and of the human being. The present reflection addresses the main Magisterium Documents dedicated to the theme, especially in the context of modern society. It analyzes these teachings from the hypothesis of two fundamental epicenters: the scholastic tradition and the Second Vatican Council.

Keywords: Higher Education; Church; Magisterium; University.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Décio Passos, PUC-SP.

Mestre em Ciência da Religião e Teologia; Doutor em Ciências Sociais; Livre-docente em Teologia; Professor do Departamento de Ciência da Religião da PUC-SP.

Referências

CELAM. Os cristãos na universidade. Petrópolis: Vozes, 1968.

CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA. Educar para o diálogo intercultural na Escola Católica; viver juntos uma civilização do amor. Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2019. FOULQUIÉ, Paul (Org.). A igreja e a educação. Rio de Janeiro: Agir, 1957.

FRANCISCO, Papa. Exortação Evangelii gaudium. São Paulo: Paulinas, 2013.

FRANCISCO, Papa. Encíclica Laudato sí’. São Paulo: Paulinas, 2015.

FRANCISCO, Papa. Constituição Apostólica Veritatis gaudium. São Paulo: Paulinas, 2018.

GRANT, E. Encíclica Fides et ratio. São Paulo: Loyola, 1998.

GRANT, E. História da filosofia natural; do mundo antigo ao século XIX. São Paulo: Madras, 2009.

GRANT, E. Os fundamentos da ciência moderna na Idade Média. Porto: Editora Porto, 2004.

JOÃO PAULO II. Constituição Apostólica Ex corde ecclesiae. São Paulo: Paulinas, 2000.

KUHN, T.S. A estrutura das revoluções cientificas. São Paulo: Perspectiva, 2001.

LEÃO XIII. Encíclica Aeterni patris, 1879; Encíclica Rerum Novarum, 1891. In: BAZAGLIA, P. (Dir.). Documentos de Leão XXIII. São Paulo: Paulus, 2005 (Documentos da Igreja, 12).

LEERS, B. Moral cristã e autoridade do magistério eclesiástico. Conflitodiálogo. Aparecida: Santuário, 1991.

O’MALLEY, J.W. O que aconteceu no Vaticano II. São Paulo: Loyola,

PASSOS, J.D. Para o diálogo com a universidade. São Paulo: Paulinas, 2016.

PASSOS, J.D. As reformas da Igreja Católica; posturas e processos de uma mudança em curso. Petrópolis: Vozes, 2018.

PIO XI. Encíclica Divini illius magistri. Rio de Janeiro: Agir, 1957.

PIO XI. Constituição Apostólica Deus scientiarum dominus. Disponível em: <http://ar.geocities.com/magisterio_iglesia/pio_11/deus scientiarum dominus.html>. Acesso em: 17 jan. 2019.

RIDDER-SYMOENS, H. de. História da universidade europeia. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1992. v. I.

STEIN, G.B. A educação nos documentos da Igreja Católica Apostólica Romana. Brasília: Universa Editora, 2001.

THEOBALD, C. A recepção do Concílio Vaticano II. v. I: Acesso à fonte. São Leopoldo: Unisinos, 2015.

ULLMANN, R.A. A universidade medieval. Porto Alegre: Edpucrs, 2000.

VIER, F. (Org.). Compêndio do Vaticano II. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.

Downloads

Publicado

2019-09-20

Como Citar

Passos, J. D. (2019). Epicentros do ensino superior Católico. Um olhar obre os textos do Magistério. Revista Eclesiástica Brasileira, 79(313), 448–467. https://doi.org/10.29386/reb.v79i313.1882