v. 83 n. 326 (2023): Pluralismo religioso e Identidade católica

					Visualizar v. 83 n. 326 (2023): Pluralismo religioso e Identidade católica

É rotineira a utilização de palavras, como: educar, expressar, externar, aflorar. Não raro também se empregam imagens, como: vir ou trazer à luz do dia, vir à tona. Ou ainda, podemos criar expressões ou alegorias como estas ou semelhantes: evocou um instante de transcendente beleza, do silêncio veio ao som, abriu a boca e formatou a palavra, do nada veio ao ser. O evangelista João, em chave cultural grega cravou: “e o Verbo se fez carne”. Estas e outras semelhantes palavras ou expressões alegóricas expressam, externam, afloram, trazem à ciência, de alguma forma e por um instante, um segredo, um mistério que, se, por um lado, o manifestam, por outro, também o escondem. Assim, talvez se possa aludir ao destaque deste número/REB: pluralismo religioso e identidade católica. Sendo que, por “pluralismo”, se acena à manifestação de multiforme e inesgotável enigma; e por “identidade”, ao inimaginável manancial gerador, possibilitador, inspirador, ele mesmo em movimento a partir de quem o imagina, mas que sempre se retrai. Indicam-se, ademais, as igrejas como sinalizadoras desse “mistério” identitário; alude-se a Deus como “mistério”, à salvação como “mistério” des-velado e re-velado, bem como à interpelação ética, à sinalização de possibilidade e alegria de convivência, de anúncio, de cidadania polifonicamente pluralista e também a ideologias!

É o que as contribuições, a partir de diversos pontos de vista, apresentam para consideração, admiração e anúncio promissor. Cf. com: Francisco Borba Ribeiro Neto, José Reinaldo Felipe Martins Filho, Ana Paula Cavalcante Luna de Andrade e Fernando Gomes de Andrade, Paulo César Nodari, Paolo Cugini, Paulo Sérgio Lopes Gonçalves, Jacqueline Crepaldi Souza e Sérgio Rogério Junqueira, Márcia Guena e Jadnaelson da Silva Souza, Gerson Lourenço Pereira, Bárbara Romeika Rodrigues Marques, Glícia Gripp, Celeide Agapito Valadares Nogueira.

A pluralidade das sinalizações da identidade sugere uma condizente grandeza de escuta, admiração e humildade diante do mistério admirável da Vida e um alargado modo sinodal de ser e coexistir, na justiça.

Cadastre-se – <http://reb.itf.edu.br> – e usufrua da REB on-line.

Elói Dionísio Piva ofm

Redator

Publicado: 2023-12-18

Recensões

Índices