Teologia e gênero: A docência feminina em instituições católicas

Neiva Furlin

Resumo


O presente trabalho evidencia o quadro atual da docência feminina nos cursos de graduação em teologia, bem como as condições postas que reproduzem a desigualdade de gênero, nesse campo do saber. A pesquisa foi baseada nos dados coletados por meio de um questionário enviado às instituições católicas de teologia e no Censo/2005 do INEP, sobre o ensino superior. Os resultados evidenciam uma participação reduzida de mulheres com índices elevados de desigualdade nos quadros da docência que, em parte, se deve às práticas culturais e institucionais reproduzidas e legitimadas por uma ordem simbólica androcêntrica, que tem sido hegemônica no espaço teológico. Entretanto, considera-se que apesar da presença feminina ser reduzida, ela é também significativa, uma vez que as mulheres começam a se constituir em sujeitos de saber e de poder em um lugar que, historicamente, foi reduto do sujeito masculino.

Abstract: The present work shows the current situation of female teachers at the undergraduate courses in Theology, as well as the conditions that reproduce gender inequality in this field of knowledge. The research was based on the data collected through a questionnaire sent to the Catholic Institutions of Theology and on the 2005 INEP Census on Higher Education. Findings show a limited participation of women and high indexes of inequality in the teaching staff something that is partially due to the cultural and institutional practices that are reproduced and legitimated by an androcentric symbolical order that has been hegemonic in the theological space. However, we believe that, in spite of its limited numbers, the female presence is also significant in so far as the women are starting to become subjects of knowledge and of power in a place that has been traditionally a stronghold of the male subject.


Palavras-chave


Teologia; Docência feminina.

Texto completo:

PDF

Referências


BOURDIEU, Pierre, Razões Práticas, Papirus, Campinas 2003.

ESTEF, Catálogo Acadêmico – 2008; disponível em: . Acesso em 20 de junho de 2008.

FIORENZA, Elisabeth Schüssler, Discipulado de Iguais: uma ekkesia-logia feminista crítica da libertação, Vozes, Petrópolis 1995.

FOUCAULT, Michel, Aordemdodiscurso, 5ªed., Loyola,SãoPaulo1999.

IBIAPIANA, Ivana Maria de Melo, A trama: o significado de docência, em: Ivana Mar4ia de Melo IBIAPIANA/Márcia Maria Gurgel RIBEIRO/ Maria Salonilde FERREIRA (orgs), Pesquisa em Educação: Múltiplos olhares, UFRN, Brasília 2007, p. 29-50.

LEMOS, Fernanda, A mulher como sujeito de sua própria história, em:

Revista IHU on-line, 7/210 (2007) 14-19.

MANCORDA, Mário Alighiero, História da Educação: da antiguidade aos nossos dias, 12ª ed., Cortez, São Paulo 2006.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Indicadores sobre a educação superior no país, SINAES/INEP; disponível em: . Acesso em 10 de outubro de 2008.

RAGO, Margareth, Descobrindo historicamente o gênero, em: Cadernos Pagu, 11 (1998) 89-98.

RELATÓRIO DO PARECER CNE/CES 241/99 – WEB; disponível em: . Acesso em 31 de maio de 2007.

ROSADO, Maria José, O Impacto do feminismo sobre o estudo das

Religiões, em: Cadernos Pagu, 16 (2001) 79-96.

SAMARA, Eni de Mesquita, Gênero, identidade e opção profissional: as politécnicas na Universidade de São Paulo, em: Luzinete Simões MINELLA/Suzana Bornéo FUNCK (orgs), Saberes e fazeres de gênero: entre o local e o global, UFSC, Florianópolis 2006, p. 309-322.

SCOTT, Joan, Gênero: uma categoria útil de análise histórica, em: Revista Educação e Realidade, 16/2 (1990) 5-22.

SOUZA, Adriana de, Gênero e Poder: mulheres docentes em Instituições teológicas protestantes da Grande São Paulo, dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo 2006, 124 f.

VIANNA, Cláudia Pereira, O sexo e o gênero da docência, em: Cadernos Pagu, 17/18 (2001/2002) 81-103.




DOI: http://dx.doi.org/10.29386/reb.v71i284.965

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Eclesiástica Brasileira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Instituto Teológico Franciscano
Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil